Powered By Blogger

Viva a Saúde

Já dizia Hipócrates: “Os manjares muito variados e diferentes guerreiam entre si no organismo, porque enquanto um já está digerido, o outro ainda não está.”
Depois de um tempinho sem postar nada nessa página, encontrei alguns minutos que poderiam ser usados para isso. Não que o tempo esteja sobrando, mas a vontade de trazer alguma coisa sobre este assunto que considero o principal na nossa vida supera a correria.  Aqui estão algumas dicas sobre saúde por Malu Paes Leme para o site Greenvana.  São  cuidados simples que podemos ter com nosso corpo e que podem melhorar muito a nossa vida. Um grande abraço a todos.

Devemos ter cuidado com os banhos muito quentes, pois, além dos outros males que causam ao nosso corpo, eles desidratam a pele, eliminando a camada natural de óleo que a protege e deixando-a mais vulnerável a doenças. Essa oleosidade natural da pele também garante os benefícios da absorção dos raios solares. É por isso que não convém tomar banho antes de tomar sol e nem imediatamente depois, pois é preciso um certo tempo para que a vitamina D seja absorvida pela pele.
Cuidado também ao misturar muito os alimentos em uma mesma refeição, pois já dizia Hipócrates: “Os manjares muito variados e diferentes guerreiam entre si no organismo, porque enquanto um já está digerido, o outro ainda não está.”
Quanto à gula, lembre-se que ela é mais prejudicial do que a fome; afinal, a alimentação de um adulto é mais um exercício de prazer do que de nutrição. A criança só procura alimento quanto tem fome. Considerando isso, não coma em horários impróprios, pois seu estômago também precisa descansar.
A maioria das pessoas mastiga mal os alimentos. Isso pode provocar das mais simples dores estomacais até gastrites, que, em muitos casos, tornam-se terríveis úlceras, quando não tratadas a tempo.
Procure incluir aos poucos na sua dieta alimentos crus, orgânicos, integrais e maduros, de fontes vegetais como frutas e verduras, sementes e castanhas, evitando alimentos processados, industrializados e refinados.
Cuidado com a adição de açúcar e sal nos alimentos. O sal tem sido apontado como o causador de vários distúrbios em nosso organismo, entre eles a hipertensão. Então, é melhor excluir os dois, já que os alimentos já contêm um açúcar natural.
Diminua progressivamente os alimentos industrializados, pois, além de seus terríveis aditivos químicos, prejudiciais à nossa saúde, você pode estar ingerindo, com uma simples bolacha ou balinha de frutas, corantes constituídos de corpos secos de insetos, como o dactylopius cocus (cachonilha ou carmim).
Se você tem o hábito de tomar um cafézinho ou um chazinho após as refeições, saiba que estudos comprovados nos mostram que essas susbstâncias podem neutralizar e diminuir a absorção do ferro contido nos alimentos recém-ingeridos. O café pode diminuir a absorção do ferro em até 39% e determinados chás, em 64%! Acredita-se que isso aconteça devido aos taninos e outras susbstâncias que se ligam ao ferro, tornando-o menos aproveitável pelo organismo.
Beba bastante líquido, principalmente água pura – pelo menos dois litros de água diariamente. A água tem um poder incrível de cura.
Antes de mergulhar no mar infinito dos remédios, investigue e descubra as mudanças de hábitos que poderão contribuir para a sua recuperação. Você pode encontrar essas soluções apenas olhando para dentro de si. A quimíca fina que se iniciou em décadas passadas invadiu o mundo com novos fármacos (princípios ativos); novas moléculas foram inventadas e os métodos extrativos (com fonte no reino vegetal e mineral) foram sendo cada vez mais substituídos pelos processos de síntese. Não há dúvida de que todos os remédios sinteticamente elaborados pelo homem, ou seja, os remédios alopáticos, encontrados em drogarias, têm efeitos colaterais.
Procure comprar verduras frescas da estação. Além de você economizar, o risco que representam os agrotóxicos será menor. O ideal é consumir produtos realmente orgânicos e sem fertilizantes, como a farinha de ossos. Infelizmente, o ser humano passou a agredir tudo o que é vida, tudo o que conhece. Os nossos alimentos são bombardeados e envenenados com todos os tipos de agrotóxicos, com compostos químicos que destróem não só os alimentos, mas também a terra, os rios, os lençóis freáticos e o ar, compromentendo assim toda a vida do planeta.
*Informações retiradas do livro: Lar Vegetariano – Introdução ao Vegetarianismo/ Filosofia / Nutrição Espiritual – Ed. Cultrix





Depois de um longo e tenebroso inverno (brincadeirinha) estamos de volta a essa página tão especial.
Mais uma vez falando da nossa queridíssima Sra Água!
Um grande beijo e obrigada a todos que sempre dão uma olhadinha no blog.


10 Motivos para você beber mais água

A água é um dos elementos essenciais para a saúde. Mais de 60% do corpo humano é constituído por água e uma pessoa requer de pelo menos 2 litros de água por dia para evitar problemas de saúde tais como a desidratação e o mau funcionamento dos rins.

1- É o único alimento com ZERO caloria que existe. Contém nutrientes indispensáveis para o organismo que não são encontrados em nenhum outro tipo de comida;

2- Beber bastante água ajuda a controlar o apetite. No corpo mal hidratado, a temperatura interna sobe e estimula a região do cérebro responsável pela sensação de fome;

3- É o cosmético natural para manter unhas e cabelos fortalecidos;

4- É o remédio que protege o sistema imunológico de intoxicações;

5- O corpo fica inchado sem uma boa reserva de água. Isso acontece porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la com retenção de líquido;

6- Pessoas bem hidratadas têm melhores resultados com a ginástica. A água faz as fibras musculares deslizarem com mais facilidade. Na falta desse líquido, aumentam as chances de ter cãibras durante o movimento;

7- Para ganhar massa muscular, você precisa estar muito bem hidratado. Só com água é que o glicogênio chega às células para alimentar as fibras musculares;

8- Beber oito copos de água por dia mantém o intestino funcionando regularmente. Os alimentos fibrosos ajudam, mas fibras secas não fazem nada;

9- Todas as proteínas e vitaminas que você está tendo o cuidado de ingerir serão mal aproveitadas se não forem acompanhadas por uma quantidade adequada de água;

10- É muito fácil manter-se hidratado. Segundo os especialistas, uma mulher sedentária, com cerca de 1,60 metros e 55 quilos, deve consumir pelo menos 2,2 litros de água por dia. Metade disso está na comida. Sobra 1 litro ou 1,5 litro para ser bebido, o que corresponde a algo entre quatro e sete copos.

 Do site- A Melhor Amiga.


Nossa, quanto tempo sem postar nada nesta página!!!

Hoje é 14 de março de 2011.
Tenho uma amiga que não gosta muito de beber água então aqui vão algumas informações que considero muito importantes para todos.
Espero que gostem e que aproveitem pois a saúde é o nosso bem mais precioso!




Durante verão, o calor combinado com uma alimentação mais desregrada aumenta os casos de cálculo renal em 33% de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, saltando de 1200 casos para 1600 nos meses quentes. Esse número é alarmante principalmente para o sexo masculino, que é mais afetado por esse problema. "Qualquer pessoa pode ter uma crise provocada por cálculos renais, mas existem pessoas que já estão predispostas geneticamente a ter esse problema. Algumas pessoas têm distúrbios na hora de absorver minerais no intestino, o que facilita o acúmulo desses nutrientes nos rins", diz o urologista Roberto Eid Maluf, do Hospital Santa Cruz. Conheça quais são os principais vilões da estação que favorecem a formação das pedrinhas.

Calor e hidratação

O cálculo renal tem mais facilidade em se formar no clima quente. Mas, por que isso acontece? De acordo com o urologista Roberto Eid Maluf, é mais comum sofrer com "pedras no rim"nessa época devido ao maior índice de transpiração que ocorre durante os dias com temperatura elevada, deixando a urina mais concentrada e cheia de sais minerais. "Nessas condições, o rim tem mais dificuldade de trabalhar, o que pode levar a formação de cálculos", diz o urologista.

A hidratação é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.
Segundo o especialista, a ingestão de líquidos fica muito abaixo do esperado durante todo o ano, mas os problemas acabam aparecendo apenas no verão. "Muitas pessoas passam o dia inteiro sem tomar água sem saber como isso prejudica os nossos rins e aumenta as chances de cálculos renais".


Para saber a quantidade de água indicada para ser consumida basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Pode ser água, chá, água de coco, sucos e tudo que hidrate e refresque.

Álcool, o inimigo

Uma das cenas mais comuns no calor é ver alguém pedir uma cerveja gelada. Mas, depois da sensação refrescante do líquido descendo pela garganta, qualquer tipo de bebida alcoólica passa a desidratar o nosso organismo. "O álcool é o grande vilão do verão, pois dá a impressão de matar a sede, mas na verdade está nos deixando cada vez mais desidratados." Além disso, o álcool inibe um hormônio antidiurético produzido pelo organismo, chamado vasopressina. Esse hormônio faz o corpo reabsorver certa quantidade de água existente na urina, impedindo a desidratação. "Com o álcool na corrente sanguínea, toda a água que seria reaproveitada é excretada, facilitando a formação de microcristais nos rins", diz Roberto Maluf.

Cuidado com o sal          


Os alimentos que consumimos têm papel fundamental para a saúde de nossos rins durante o verão. "O número de pessoas que sofrem com pedras no rim é maior em países desenvolvidos, onde a alimentação é mais rica em proteínas e sal", explica o urologista.

Refeições como churrasco, feijoada e os famosos petiscos dos bares, como o camarão e o pastel, que são mais consumidos durante as férias de verão, são bastante nocivas aos rins, já que tem excesso tanto de sal como de proteínas. "As pessoas devem ter consciência de que comer feijoada e churrasco com muita frequência nunca fará bem ao nosso corpo", diz o especialista.

O sódio contido no sal impede a absorção de cálcio pelo organismo. Como é desse mineral que são formados 70% dos cálculos renais, a ingestão de sódio contribui muito para a formação dos cálculos. As proteínas facilitam o acúmulo de ácido úrico nos rins, que corresponde a 10% dos casos de pedras no rim. Escarola, espinafre, chás preto e chá mate, além de chocolate também agem negativamente para a formação de cálculos, pois possuem fosfato. Quem já tem tendência deve evitar.

Do outro lado da balança, estão o suco de limão e o suco de laranja, que além de hidratar, possuem citrato, uma substância que inibe a formação de cálculos renais.

Derrube os mitos.

Há algum tempo atrás, uma dieta pobre em cálcio era aconselhada para todas as pessoas que tinham predisposição a ter cálculos renais. Mas quem continua acreditando nisso, pode estar piorando ainda mais o problema. "Novos estudos mostram que consumir alimentos ricos em cálcio não age diretamente na formação de cálculos. Na verdade, não se sabe exatamente por que, mas o cálcio protege os rins de problemas", diz o urologista Roberto Maluf.

Outro componente que antes era inimigo da dieta e agora passou para o lado dos aliados da saúde dos rins é o tomate. Os médicos achavam que o oxilato de cálcio contido nas sementes dessa fruta poderiam contribuir para a formação de pedras nos rins. Mas recentes estudos mostraram que as sementes de tomate só tem 1% dessa substância, o que não é o bastante para provocar malefícios aos rins. Além disso, o tomate possui quantidades significantes de citrato, mesma substância encontrada nos frutos cítricos, que impede a formação de pedras.


Hoje é quinta-feira, 16 de dezembro de 2010.

Fiquei feliz ao saber que o queridíssimo arroz nosso de cada dia não faz mal para quem está de dieta! 

 NUTRIÇÃO E BEM ESTAR

 Arroz ajuda a controlar o peso e previne contra doenças, diz estudo.

Pesquisa apontou redução dos riscos de obesidade, hipertensão e síndrome metabólica nos avaliados.

Uma pesquisa americana apontou uma série de benefícios de uma das comidas mais típicas do brasileiro: o arroz. Publicado na revista Nutrition Today, o estudo sugere que uma porção de arroz por dia melhora a qualidade nutricional da dieta e reduz o risco de obesidade, hipertensão e síndrome metabólica.
Os pesquisadores analisaram dados de 1999 a 2004 do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) sobre a dieta de mais de 25mil crianças e adultos. Das quatro faixas etárias estudadas, cerca de 3 mil participantes relataram comer arroz.
Os resultados mostram que aqueles que incluíam o arroz em suas dietas tinham elevadas quantidades de vários nutrientes essenciais, como ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, potássio, fibras e vitamina A.
Além disso, eles apresentaram menos gordura corporal, e consumo maior de grãos, legumes e frutas. Esses resultados reforçam a pesquisa anterior publicada sobre NHANES sobre o arroz, que mostrou que as dietas das pessoas que relatavam comer arroz eram mais coerentes com as recomendações de nutricionistas.
Segundo os pesquisadores, com dietas mais saudáveis, essas pessoas têm menos riscos de desenvolver doenças crônicas.
— Comer uma porção de arroz, integral ou branco, é uma maneira simples e agradável de melhorar a alimentação e ter um risco menor de desenvolver doenças. O arroz é pobre em calorias, rico em nutrientes e é saboroso. Além disso, ele combina bem com outros alimentos saudáveis como feijão, verduras e proteínas magras, ficando mais fácil seguir as recomendações nutricionais — disse Julie Upton, uma autoras do estudo.

Obesidade
Os pesquisadores descobriram que pessoas entre 19 e 50 anos que comiam arroz com frequência estavam menos propensas a ter excesso de peso ou desenvolver obesidade. Os estudados tinham 34% menos chances de ter pressão arterial alta, 27% menos probabilidade de ter aumento da circunferência abdominal e 21% menos chances de ter síndrome metabólica.
— Este estudo mostra que comer arroz pode melhorar a dieta e reduzir o risco para as principais condições que afetam mais da metade de todos os americanos: a doença cardíaca e o diabetes tipo II — afirma Upton.
Matéria do site Zero Hora. 

  NUTRIÇÃO  

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010.

Nem estamos no verão e as temperaturas já ultrapassam todos os limites suportáveis.

Então...

VAMOS REFRESCAR COM SUCO DE FRUTA!

Além de refrescar, os sucos repõem a água do corpo. 

O calor intenso traz com ele a necessidade de beber muito líquido para manter o corpo hidratado, mas isso não significa que vale a pena matar sua sede com refrigerantes, não importa se com ou sem açúcar. 
Para se refrescar de verdade e garantir muita saúde, nada melhor que água e sucos naturais.
Os sucos, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas.Nem pense em ao comprar os famosos  sucos artificiais de pozinho, isso porque eles são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas.  
O consumo desse tipo de produto acaba causando um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas essas substâncias maléficas.
 Como se não bastasse, o consumo excessivo dessas bebidas coloridas e doces, mesmo sendo dietéticas, por terem um sabor acentuado, acabam educando erroneamente o nosso paladar a aceitar apenas esse tipo de sabor. Se você cai nessa "pegadinha", vai acabar achando a alimentação à base de frutas, verduras e legumes sem graça e sem gosto, sabia?
 Quando 100% naturais, os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais e vitaminas. Mas se seu dia-a-dia corrido esbarrar na dificuldade em preparar sucos a partir das frutas, o supermercado oferece boas alternativas, como sucos concentrados, sucos em caixinhas longa vida e as polpas congeladas. Mas, toda vez que sobrar um tempinho, lembre-se de preparar com as frutas in natura, ok? 
Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados.
Vale lembrar que, dependendo de como são feitos, os sucos podem ser bem calóricos. Até mesmo as frutas exigem controle no seu consumo, pois são ricas em frutose, que é também é um tipo de açúcar. Tente não adoçá-los ou substituir o açúcar refinado por mel, açúcar orgânico, mascavo ou adoçante mesmo, mas sempre com moderação.
Bebê-los 30 minutos antes das refeições é uma ótima opção, pois isso ajuda na absorção dos nutrientes que você estará ingerindo.
 Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em até 30 minutos depois de serem preparados para não perderem suas propriedades nutritivas, ok? Agora, veja todos os benefícios que sua fruta preferida lhe traz:  

Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites.
Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.
Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares.
Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.
Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajuda a curar gripes e resfriados.
Maçã: auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão.
Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos. 
Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue. 
Maracujá: tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural.
 Melão e melancia:
os dois têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins.
 Morango:
é indicado em casos de diarréia. Também ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração.
Tangerina: os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses. 
Além de suco de frutas, você pode optar pelo suco de clorofila, que tem ação desintoxicante e antibactericida. Isto porque a clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas, o que é perfeito para remediar um dia de excessos. Agora que você já sabe de tudo, que tal misturar duas ou mais frutas e inventar um novo suco preferido? Seu corpo e sua sede irão agradecer, pode apostar! 

Baseado em texto retirado  do site Comunidade Minha Vida.

   NUTRIÇÃO     

 Água ajuda a emagrecer

 Cair o ponteiro da balança, bem entendido. A velha e boa fórmula H20 ajuda a secar os quilos extras. Acredite: uns goles a mais sempre funcionam.



Depois de um período entregue às guloseimas e de noites e mais noites de descontrole diante da mesa do jantar, você nota que o peso aumentou. Aí, resolve lançar mão de medidas, digamos, reparadoras. Passa a comer menos doce, capricha no consumo de fibras e vegetais, troca o pão branco pelo integral, corta o refrigerante... 
E todo esse esforço não surte aquele efeito desejado depressa. 
Será que já se viu nessa situação? Pois então saiba o que anda alardeando um time de especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Eles descobriram uma estratégia simples, eficiente e barata quando o assunto é perda de peso: tomar água.

De acordo com o estudo, quem bebe dois copos do líquido — zero caloria — antes de cada refeição dá menos garfadas e, consequentemente, elimina mais quilos do que aqueles que abrem mão da fórmula H2O de emagrecimento. Para corroborar a tese, os cientistas americanos dividiram em dois grupos homens e mulheres acima do peso ou até mesmo obesos, gordos pra valer, com idade entre 55 e 75 anos. Metade dessa gente foi orientada a seguir uma dieta de baixa ingestão calórica e beber água antes do café da manhã, almoço e jantar. O restante adotou o mesmo regime alimentar, porém sem recorrer aos goles de água.
Depois de 12 semanas, o primeiro grupo havia perdido em média 15,5 quilos — um sucesso comparado aos 11 quilos do outro. “Ao tomarmos água, a leptina e o PYY, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade, são liberados pelo estômago”, especula Danielle Fava, nutricionista de São Paulo. A leptina atua no próprio estômago, enquanto o PYY é produzido no momento em que a água chega ao intestino. São eles os responsáveis por enviar a mensagem de que estamos satisfeitos ao cérebro. Ao receber essa informação, a massa cinzenta se contentará com pratos menos fartos.
“É como se enganássemos o cérebro”, compara Silvia Papini, nutricionista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior do estado. Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, acrescenta: “A própria distensão do estômago provocada pela entrada do líquido também já colabora para a sensação de barriga cheia, freando a comilança”. Segundo a pesquisa americana, pessoas de meia-idade e idosos são os maiores beneficiários do efeito emagrecedor da água. Isso porque, com o passar dos anos, o estômago desacelera seu trabalho e tende a levar mais tempo para se esvaziar. “A água fica retida ali, o que prolonga ainda mais o estado de saciedade”, afirma Ricardo Rosenfeld, chefe da equipe de terapia nutricional da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.
Para completar o trabalho, os cientistas da Virgínia foram checar o que tinha acontecido com os participantes da investigação um ano depois. E incrível: aqueles que continuaram tomando água antes das refeições tinham emagrecido mais. Estavam cerca de 2 quilos mais leves, em média. Só um detalhe: a estratégia funciona bem quando você molha a garganta entre uma e meia hora antes de se sentar à mesa.
É preciso lembrar que a água, por si só, não é capaz de exterminar os quilos indesejáveis. Para que o resultado seja efetivo, a prática de exercícios físicos regulares e a adoção de uma alimentação leve e balanceada também precisam ser levados em conta. “O correto é investir em uma dieta de baixas calorias e rica em fibras, que incham em contato com a água, o que incrementa a sensação de estômago cheio e contribui ainda mais para a eliminação de peso”, aconselha Danielle Fava.
 E os goles de água fazem muito mais do que ajudar na perda de peso. Geralmente, o líquido carrega pitadas de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio. Também ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo. “A água ainda compõe aproximadamente 60% do peso corporal do homem e 50% da mulher. E participa de todas as reações enzimáticas do organismo humano”, salienta a nutricionista Fernanda Alves, do Hospital Samaritano de São Paulo. Sem contar que hidrata a parede do intestino, fazendo-o funcionar melhor, e promove uma verdadeira faxina, mandando para fora, pela urina, o excesso de sais que sobrecarregam os rins. Daí, os inchaços diminuem.
De quebra, sua ingestão favorece a absorção dos nutrientes responsáveis pelo equilíbrio e pela hidratação da pele, o que a deixa mais bonita e evita, indiretamente, o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Auxilia até mesmo no combate a problemas respiratórios. Isso porque ajuda as mucosas a produzirem secreções que mandam micro-organismos estranhos para as cucuias. Enfim, não há célula, tecido ou órgão que escapem de sua ação.

O consumo de água promove um bom funcionamento do organismo como um todo, o que acarreta a aceleração do metabolismo e o gasto calórico”, observa Fernanda Alves. Porém, para desfrutar de tantos benefícios, é necessário sorver, no mínimo, 1,5 litro por dia. “Diariamente, o corpo perde de 1,5 a 2 litros de água e sais minerais por meio de suor, urina, fezes e até mesmo lágrimas. Isso precisa ser reposto para mantê-lo em forma e saudável”, alerta Beatriz Botequio.

NÃO ESPERE A SEDE CHEGAR
“É a desidratação que faz o cérebro acionar a sensação de sede. Portanto, ela só aparece quando o corpo já está desidratado”, afirma a nutricionista Danielle Fava. A cor e a quantidade de urina sinalizam como anda a sua hidratação — se estiver escura e pouco volumosa, é um indício de que o corpo está com uma baixa oferta do líquido.

PARA A DIGESTÃO, BASTA UM COPO.
Ao contrário do que muitos pensam, beber água durante as refeições faz, sim, bem ao organismo, já que o ajuda a digerir a comida. Só não vale exagerar. “Muito líquido acaba por diluir o suco gástrico presente no estômago, fazendo o efeito inverso”, esclarece Silvia Papini, nutricionista da Unesp de Botucatu. Para acompanhar um bom prato, um copo de 200 ml está de bom tamanho.



por LIA SCHEFFER.

REVISTA SAÚDE. 

 

 

Nenhum comentário: