Powered By Blogger

setembro 23, 2012

El Quetzal

Estava postando uma foto no Facebook e achei interessante a árvore, imaginando que talvez pudesse ser uma Oliveira, mas isso acabou ficando de lado quando meu primo Luiz Felipe me chamou a atenção para o pássaro.
É mesmo uma ave muito bonita, mas muito difícil de encontrar. 
Vive na Guatemala e em partes da América Central, é considerada desde 18 de novembro de 1871 como um símbolo nacional da Guatemala. Representa os mais altos dignitários religiosos ancestrais maias.
Este pássaro tão valorizado pela civilização maia representa a liberdade e é caracterizada por seu peito bonito e plumagem abdômen vermelho e carmesim brilhante verde.
Na Guatemala, estão bem estabelecidos seis regiões geográficas: Huehuetenangoa, Quiché, Alta Verapaz, Zacapa, parte norte de El Progreso e Izabal.
Em 1979, a Universidade de San Carlos da Guatemala estabeleceu um refúgio para o Quetzal em Baja Verapaz, em terreno doado pela Empresa Municipal de Salama, perto da estrada de Coban. Este lugar é conhecido como o Biótopo Quetzal . Um biótopo é uma região com biológica, ecológica e horizontal para assegurar a sobrevivência de um animal, no presente caso, o Quetzal. Este biótopo é uma casa para quetzals e outras espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. É proibido caça e predação.
Pelo desmatamento e predadores foi ameaçada a ave símbolo desse país, El Quetzal, assim que migrou para uma reserva própria na natureza localizada entre municípios de Purulhá e Salama, Baja Verapaz. 
Desculpem meus erros, não encontrei páginas traduzidas.
Encontrei também esse livro com o ensaio fotográfico pelo famoso fotógrafo de arte, Ricky Lopez Bruni (nascido na Guatemala). El Quetzal, pássaro nacional da Guatemala. O pássaro, valorizado pelas culturas pré-colombianas mesoamericanas, é considerado uma das aves mais bonitas do mundo. Em adições às fotografias do fotógrafo incluiu a iconografia pré-colombiana e estudos ecológicos sobre o habitat, a migração, e da vida cotidiana da ave na natureza.

Nenhum comentário: