Powered By Blogger

fevereiro 14, 2013

The Concert for Bangladesh

O primeiro grande evento beneficente da história do rock aconteceu em 1º de agosto de 1971.
Depois de 200 anos de dominação britânica, em 1947, a região sul da Índia foi dividida em Paquistão Ocidental e Oriental. Em 1971, após nove meses de guerra civil e um dos piores genocídios do século XX, o Oriental virou Bangladesh independente.
Na tragédia, entre crianças, homens adultos e mulheres violentadas, estimam-se de dois a três milhões de
mortos. Populações bengalis foram massacradas pelos exércitos do governo Ocidental.
Naquele mesmo ano de 1971, o britânico George Harrison, dos Beatles, organizou um show para arrecadar fundos para as populações remanescentes que viviam um calvário de fome, doenças e devastação.
O Concerto para Bangladesh foi realizado no Madison Square Garden, de Nova York, em primeiro de agosto. Além de George, participaram Ringo Starr, Bob Dylan, Billy Preston, Leon Russell, e outros astros do rock.
Não se sabe quanto os quase US$ 250 mil arrecadados pela UNICEF naquela noite serviram para amenizar o sofrimento da nação bengali.
Sétima maior população mundial, hoje Bangladesh ainda depende basicamente da agricultura (arroz e juta) e tem o 129º IDH (índice de desenvolvimento humano) do planeta. É um país pobre.
Certo é que naquela noite, Eric Clapton, fez sua primeira apresentação de volta de uma temporada internado por problemas com drogas e, ao acompanhar Harrison em While My Guitar Gently Weeps, confirmou o que muitos viviam escrevendo nas paredes de Londres: “Clapton is God”.
O show foi assistido por mais de 40.000 pessoas.

O show teve enorme repercussão pelo mundo inteiro. E, também, muitos problemas envolvendo principalmente seu lançamento em disco. A Capitol, distribuidora da Apple, gravadora dos Beatles, queria lançar o álbum triplo por ter George Harrison sob contrato. Mas a outra grande atração do concerto foi Bob Dylan, do cast da Columbia. Esta então passou a reivindicar os direitos de lançamento. A pendência se arrastou por longos meses, sendo vencida pela EMI, proprietária da Capitol.

O espetáculo chegou a sair em vídeo e depois em DVD em edição não autorizada. Em 2004 foi lançada a versão definitiva, em DVD duplo. O primeiro disco traz o show completo, que foi exibido nos cinemas como um documentário dirigido por Saul Swimmer. O segundo vem com um documentário recente sobre a história do Concerto Para Bangladesh, números musicais gravados durante a passagem de som e o show vespertino – na verdade, aconteceram dois espetáculos, à tarde e à noite –, e o making of do filme e do disco, com depoimentos dos profissionais envolvidos.

Além de George Harrison e Bob Dylan, participaram Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell, Ravi Shankar, Eric Clapton e a superbanda Badfinger. Entre as canções, My Sweet Lord, It Don’t Come Easy, Beware Of Darkness, While My Guitar Gently Weeps, Jumpin’ Jack Flash, Here Comes The Sun, A Hard Rains’A Gonna Fall, Blowin’ In The Wind e Something. O ponto mais alto do show é o final, na última canção: George se emociona, tira a guitarra e deixa o palco ovacionado. Os músicos continuam quebrando o cacete, meio sem saber o que deviam fazer.

Agora pra vocês, George Harrison e Bob Dylan ensaiando "IF NOT FOR YOU" para o show que marcou o retorno de Bob Dylan aos palcos.
Informações obtidas em matérias de Rui Daher, Blog do Edu e Cinedica.

Nenhum comentário: