Powered By Blogger

maio 02, 2013

Sueli Costa



Sueli Correa Costa / Rio de Janeiro, RJ (1943)



A compositora Sueli Costa iniciou sua carreira profissional, com o apoio de Nara Leão, em 1967, que gravou a canção "Por exemplo, você", com parceria de João Medeiros Filho. Apesar de carioca de nascimento, criou-se em Juiz de Fora, onde cursou faculdade de Direito e onde testemunhou a efervescência cultural traduzida nos célebres festivais de música da cidade mineira.

De mudança para o Rio, em 1970, inscreveu a canção "Encouraçado" no V Festival Internacional da Canção. Obteve a terceira colocação, ficando atrás de "BR-3" (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) e "O Amor é o meu País" (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza). Pode ser considerada a primeira parceira do poeta Vítor Martins, na composição "20 anos blue", gravada em 1972 por Elis Regina. Entretanto, o início da parceria com Abel Silva, seu companheiro mais constante nas composições iniciou-se em 1976, com a canção "Jura Secreta", gravada antologicamente no ano seguinte por Simone, na Odeon (LP "Face a Face" - SXMOFB-3931), com arranjo e piano Fender de Gilson Peranzzetta.


Em perfeito ajuste entre sua música e letra dos parceiros, situando-se no mesmo patamar das compositoras Joyce e Fátima Guedes, é uma das compositoras brasileiras mais sintonizadas com o universo feminino, possuindo composições gravadas por um grande número de artistas, como:
Elis Regina (Altos e Baixos - letra de Aldir Blanc, O Primeiro Jornal - letra de Abel Silva)
Maria Bethânia (Coração Ateu - letra de João Medeiros)
Ângela Ro Ro (Nenhum Lugar - letra de Tite de Lemos)
Fafá de Belém (Dentro de mim mora um anjo - letra de Cacaso)
Beth Carvalho (Rosa Vermelha - letra de Paulo César Pinheiro)
Gal Costa (Vida de Artista - letra de Abel Silva)
Marília Medalha (Bóias de Luz - letra de Abel Silva, Iceberg – letra de Aldir Blanc)
Fagner (A Canção Brasileira e Jura Secreta - ambas com letra de Abel Silva)
Simone (Jura Secreta, Face a Face, esta com letra de Cacaso)
Selma Reis (Porto Santo - letra de Paulo César Pinheiro, Bailarina do Ar - letra de Paulo César Feital)

Sobre "Jura Secreta"

A canção "Jura Secreta" estava destinada, a princípio, a Maria Bethânia, que a recusou, tendo sido prontamente aceita por Simone (idêntico episódio, com as duas cantoras, repetir-se-ia com a célebre "Começar de Novo" de Ivan Lins e Vítor Martins). Seus versos metafóricos e paradoxais exprimem, a despeito do tom intimista da canção, a inquietação com o ambiente político dos anos setenta. São menos conhecidas as versões de Fagner, no Lp "Quem Viver Chorará" (CBS-1978) e da própria Sueli, em seu "Louça Fina" (EMI-1979).

JURA SECRETA
(Sueli Costa e Abel Silva)

Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei
Nada do que posso me alucina
Tanto quanto o que não fiz
Nada que eu quero me suprime
De que por não saber
'Inda não quis
Só uma palavra me devora
Aquela que meu coração não diz
Sol que me cega
O que me faz infeliz
É o brilho do olhar
Que não sofri.


Por: Maria do Carmo Nogueira da Gama (texto)
e Adalberto Carvalho Pinto (discografia)

Nenhum comentário: