O dia 01 de agosto é o dia Mundial da Amamentação. O aleitamento materno exclusivo é considerado indispensável nos primeiros seis meses de vida da criança, tanto para o desenvolvimento físico como emocional. Sabemos que o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do bebê. Até os seis meses de vida, os nossos pequenos não têm necessidade de nenhum outro alimento, nem sequer água ou chazinhos. O leite, sozinho, é suficiente para garantir uma nutrição perfeita. Mesmo após os seis meses, o leite continua oferecendo as bases para o desenvolvimento infantil com os nutrientes essenciais e energéticos, ajudando a prevenir a desnutrição e as deficiências de micronutrientes. Ele contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de vida.
O ideal é que é se amamente por, no mínimo, um ano. O leite é um alimento rico em imunoglobulinas, fatores de defesa que protege o bebê contra várias doenças. Um bebê que mama está menos suscetível a doenças.
Estudos comprovam que esse alimento natural aumenta o QI, promove melhor padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.
Como não ser mágico se é totalmente livre de contaminação, vai diretamente da mãe para o filho, não precisa de esterilização e vem na temperatura ideal?
Estava vendo uma matéria; um estudo publicado recentemente na revista American Journal of Clinical Nutrition sobre as 700 espécies diferentes de bactérias que estão presentes no colostro e que vão definir para sempre a flora do tubo digestivo do bebê, mas esse é um assunto para o próximo post.


Nenhum comentário:
Postar um comentário