Powered By Blogger

dezembro 09, 2013

Saudação

Estava procurando um poema interessante para postar e acabei me deparando com essa maravilha.
Um dos escritores mais importantes do mundo, ele influenciou até autores brasileiros, entre eles, Augusto de Campos. Pra vocês, um pouquinho de Ezra Pound.

Saudação

Oh geração dos afetados consumados
e consumadamente deslocados,
Tenho visto pescadores em piqueniques ao sol,
Tenho-os visto, com suas famílias mal-amanhadas,
Tenho visto seus sorrisos transbordantes de dentes
e escutado seus risos desengraçados.
E eu sou mais feliz que vós,
E eles eram mais felizes do que eu;
E os peixes nadam no lago
e não possuem nem o que vestir.

Ezra Pound

Tradução de Mário Faustino


Se alguém merece encarnar a figura do poeta seminal do nosso século, como Poe no século passado este é sem dúvida Ezra Pound, com sua obra de amplo espectro, sua permanente devoção à causa da poesia, sua generosa atividade em prol de tantos escritores e artistas modernos, como James Joyce, T.S.Eliot, Yeats, Hemingway, Antheil, Gaudier-Brzeska.

"Ele foi para a poesia deste século o que Einstein foi para a física", disse E.E.Cummings, corroborado por Hemingway: "Um poeta deste século que afirme não ter sido influenciado por Ezra Pound merece mais a nossa piedade que a nossa reprovação".

(trecho de um comentário de Haroldo de Campos
extraído do livro: Ezra Pound - Poesia)

.

Nenhum comentário: